Trabalhando Emoções Negativas com Mindfulness

Existem três condições básicas para o sofrimento humano: o apego, a raiva e a ignorância. Ao não lidarmos com essas condições (muitas vezes, as desconhecendo), formamos “sombras” em nossos inconscientes que se tornam molas propulsoras para diversas formas de negatividades.

Especialmente quando alguém está vivendo bons momentos isso fica claro, pois, ao mesmo tempo, sente-se medo de que haja fim nisso. Os momentos luminosos em nossas vidas tornam mais evidentes nossas sombras, como faz a luz, literalmente.

O Mindfulness, como recurso para a auto-educação e conhecimento, apresenta diversos pensamentos e métodos para lidarmos com nossas sombras e emoções negativas, abrindo os olhos e dissipando a escuridão da alma.

Além de contar com experiências e comprovações modernas, sobretudo através da Neurociência, Neurologia e Neuroantropologia, o Mindfulness é um sistema de pensamento milenar, oriundo das tradições orientais com experiências citadas em diversos tratados ou sutras.

Nosso treinamento é embasado sobretudo no pensamento Zen do Mestre Kodo Sawaki que disse: “Qual é o objetivo de nossa prática? Baseando-nos nos ensinamentos dos budas e patriarcas, redescobrimos novamente cada dia, nesta vida em que cada dia é sempre o primeiro de todos. Nesta vida ilimitada descobrimos a nós mesmos, de forma completamente nova, sem imitar a ninguém nem apelar ao apreendido pela memória. Cria-te a ti mesmo! Redescobre a tua própria vida.” (Kodo Sawaki Roshi)

O treinamento ocorrerá no período de 8 semanas com um encontro semanal de 1 hora e meia. Você poderá realizar a formação em qualquer horário que quiser, no entanto. Ao final, você apresentará um breve relatório sobre sua experiência pessoal e receberá um certificado.

CONTEÚDO DE CADA ENCONTRO

1a semana: conhecendo as Três Condições da Mente e da Existência. Aprendendo a sentar como os mestres em profunda paz.

2a semana: conhecendo suas emoções. O medo de ser você mesmo. Aprendendo a respirar como os mestres respiram em profundo conhecimento de si mesmos.

3a semana: conhecendo a raiva. Observando a realidade. Aprendendo com o inimigo. Conhecendo o corpo através da respiração.

4a semana: conhecendo a tristeza. Observando o apego. A corrida contra o tempo. Aprendendo sobre a impermanência.

5a semana: conhecendo o medo. Sobre a indecisão e a insegurança. Sair do controle. Aprendendo a relaxar o corpo.

6a semana: conhecendo a você mesmo. Quem você é? Como você é? Há definição sobre sua pessoa? Soltando o reconhecimento de si mesmo. Aprendendo a andar.

7a semana: conhecendo a arte de viver cada dia apenas. Liberdade e responsabilidade. Paz de espírito. Aprendendo a viver plenamente.

8a semana: aprendendo a “verdejar” como a natureza sem emoções negativas


Início: imediato

Duração: 8 semanas

Investimento: R$350,00

Facilitador: Prof Helio Jinke (professor de Mindfulness, monge Zen Budista, psicanalista)


mindful emoções

 

 

 

%d blogueiros gostam disto: