Seminário Junguiano sobre Sonhos

O presente seminário tem como base o pensamento de Jung sobre a importância de entender o significado simbólico dos sonhos na prática clínica e no cotidiano. Ele mesmo foi alguém que aprendeu através de seus estudos e experiências pessoais a interpretar seus sonhos. Vemos muito isso destacado em sua obra: SONHOS, MEMÓRIAS E REFLEXÕES.

A base desse estudos inicia com a própria auto-observação. Ao mesmo tempo em que se faz extremamente importante o conhecimento de certos pensamentos que norteiam a interpretação clínica: como o inconsciente, a sombra, a individuação e o inconsciente coletivo. Jung explica:

“O sonho é, conforme sabem, um fenômeno natural. Não é fruto de uma intenção. Não podemos explicá-lo a partir de uma psicologia que provém da consciência. Trata-se de um modo específico de funcionamento que não depende da vontade e do desejo, da intenção ou do objetivo do Eu Humano. É um acontecimento não intencional, assim como todos os acontecimentos da natureza” (JUNG, 2011, p. 16)

Sob essa perspectiva, faremos um estudo antropológico sobre o sonhos e seus direcionamentos em diversas culturas, tendo como norte estudos de Jung e de outros autores, em sua grande maioria antropólogos, para observarmos o fator social e individual nos sonhos. Entre os autores que serão citados estão: Emilio Servadio (psicanalista e parapsicólogo), Sonja Marjasch (psicanalista), Enzo Paci (filósofo e acadêmico), Roger Bastide (sociólogo), Mircea Elíade (cientista da religião), Georges Devereux, (etnopsicanalista), entre outros.

Por isso que a psiquiatra Nise da Silveira comenta:

“O sonho é coisa viva. Não é de modo algum coisa morta que soe como papel seco machucado. É uma situação existente, é como um animal com antenas ou com numerosos cordões umbilicais.” Eis algumas definições que Jung dá aos sonhos.” (Silveira, Nise da. Jung- vida e obra, pg.91)

Essa “coisa viva” que nos move é o alvo de nossos estudos nesse seminário.

As obras  que serão mencionadas serão:

  • Sonhos, memórias e reflexões, de Jung
  • Seminários sobre Análise dos Sonhos, de Jung
  • Sobre Sonhos e Transformações, de Jung
  • Seminários sobre os Sonhos de Crianças, de Jung
  • Jung e a Interpretação dos Sonhos, de James Hall
  • Sonhos: Um Estudos dos Sonhos de Jung, Descartes, Sócrates e outras figuras históricas, de Marie Louise Von Franz

Esse seminário em formato de curso tem duração de 3 meses com aulas gravadas e agendamento de encontro virtual dos estudantes ao longo de cada mês para discussão e análise de temas específicos e dúvidas pessoais.

Início: 12 de abril de 2020 (podendo ser iniciado em qualquer data depois do lançamento)

Investimento: 3 x R$180,00 ( o valor completo por ser parcelado em até 12 vezes pelo PagSeguro) Para depósitos à vista desconto de 10%.

Facilitador: Prof. Helio Laureano (Terapeuta Junguiano – Doutor em Antropologia e Psicologia – Membro da Sociedade Internacional de Psicologia da Religião – Membro da Rede Europeia de Filosofia Japonesa)