Meditação

Seja bem-vindo(a) a nossa sala de estudos sobre meditação. Essa sala esta aberta a todos os que desejarem estudar meditação, suas teorias e práticas. Todas as instruções são livres e podem ser utilizadas por iniciantes ou pessoas avançadas na arte de meditar.

As bases que norteiam nossos estudos são os pensamentos oriundos do Budismo. Mas o Centro de Estudos Contemplativos está aberto a todas as formas de pensamentos e práticas contemplativas, como as judaicas e sufis, por exemplo.

Do ponto de vista filosófico, acredita-se que a meditação seja o principal caminho para a iluminação. Do ponto de vista científico, a meditação, além de ser um meio para acalmar a mente e aprender a lidar com os problemas e o estresse, pode mudar nosso cérebro.

Assim, acreditamos que uma sociedade que tenha acesso a treinamento e aprofundamento em meditação, aprimorará sua educação, tornando-se mais contemplativa ao invés de reativa.

Encontrar a si mesmo é o melhor presente que podemos dar a nós mesmos e a humanidade!

Você pode ter acesso permanente aos videos, além de e-books na Biblioteca. Também pode tirar suas dúvidas sobre qualquer aspecto dos videos e outros sobre meditação através do formulário abaixo. Sinta-se a vontade para nos procurar!

Bons estudos!


O QUE É MEDITAÇÃO?

Muitas pessoas hoje estão em busca de maior sintonia consigo, a mente menos agitada, o comportamento mais equilibrado e menos reativo. Os métodos usados para isso variam segundo a busca de cada pessoa. Alguns aprendem a respiração de forma relaxar mais. Outros frequentam templos, igrejas, sinagogas e mesquitas. Ainda outros buscam sozinhos através do auto-conhecimento, leituras e internet. A meditação em todos os casos torna-se uma busca em comum.

Meditar nas linguagens antigas pode assumir diversos significados, mas em suma, a ideia reside em encontrar a si mesmo.

É sobre isso que trata a primeira apresentação.  

A tendência natural de todo o ser humano é tomar a dianteira em resolver as situações de nossas vidas através do pensamento. Criamos em nossas mentes as soluções para as questões, mas nos tornamos presos às eventualidades que escapam aos nossos programas.

Os ensinamentos antigos sobre meditação nos apresentam uma visão diferente sobre a maneira como devemos lidar com as nossas mentes. Veja no vídeo a seguir. 

 

Alguns erros se tornam inevitáveis na ânsia por aprender. Saiba mais sobre eles.

 

O ambiente correto é mais do que necessário especialmente para o início das práticas. Mas, ainda mais importante do que o ambiente físico é nossa preparação para o ato de meditar. Kamalashila fala sobre isso e nos dá as bases para estabilizar a mente.

 

Desenvolver a verdadeira mente, ou, o verdadeiro estado mental, é imprescindível para uma vida realizada. O Lama Kamalashila nos mostra três maneiras em que possamos cultivar a estabilidade da mente.

 

Agora você terá acesso ao passo-a-passo da prática em si. Procure assistir várias vezes e absorver o máximo. Lembrando sempre que os grandes mestres sempre ensinaram que a principal maneira de silenciar nossas mentes agitadas é nos concentrarmos na respiração. Pratique com afinco e não desista na primeira vez. Controlar e conhecer nossa mente pode não ser imediatamente fácil nos primeiros momentos, mas, aos poucos vamos tomando o hábito e sentimos cada vez mais necessidade desse momento