Mindfulness

“Àqueles que anseiam pelas flores na primavera, mostre a relva nova que rompe entre as colinas nevadas.” (Sen No Rikkyu)

Esse breve poema do maior mestre do chá japonês descreve bem o que é Mindfulness: é ver além do aparente. Ao mesmo tempo em que é simplicidade.

No mundo complexo em que vivemos, cheio de metas, é bem apropriado poder recorrer à simplicidade das coisas, enquanto aprimoramos nossa visão dos acontecimentos. E, de fato, o Mindfulness, quando surge há cerca de 2.500 anos atrás, tras consigo esse aspecto de realmente poder entender os fenômenos que estão à nossa frente.

Aqui no Instituto nós primamos por manter o Mindfulness, seu ensino e sua prática, nesse formato. Sem metas, protocolos e grandes certezas. Mas, enfatizamos à prática, pois, sem ela, o instrutor ou praticante pode ter todos os tipos de formação, nacionais ou internacionais, e, ainda assim, não terá entendido o real potencial dessa prática.

Em suas origens, os praticantes do Mindfulness salientavam que sua vida poderá e deverá mudar. Falava-se da possibilidade de observar as coisas como elas realmente são. Ao passo em que o praticante pode, através de sua prática, alcançar o estado de vazio, que não é um vazio de falta ou ausência, mas, de potencialidade, poderá despertar para a realização pessoal. O vazio, como o número zero, pode dar origem à todas as coisas.

No Instituto Bashô, apesar de não estarmos ensinando religião na prática, você poderá aprender seguindo os ensinamentos tradicionais dessa prática:

  1. conhecendo e praticando a virtude;
  2. aprendendo a meditar;
  3. abrindo-se para insights

Todas as formações que oferecemos em Mindfulness seguem esse método. Para tornar toda essa prática ainda mais funcional e inteligível, recorremos à filosofia e a psicologia na abordagem Fenomenológica-Existencial. Essa abordagem não modifica a realidade, mas, desenvolveu um olhar atento aos fenômenos do dia-a-dia, observando o sentido da existência de cada um.

Alguns de nossos professores são monges, outros são psicoterapeutas, psiquiatras, instrutores em Mindfulness com formações nacionais e internacionais. Mas, o que você realmente pode esperar de nós é que estamos procurando praticar e, através de nossa experiência e estudo, passaremos para você conteúdos sólidos, eficientes e tradicionais, incluindo um estudo importante sobre alguns perigos da prática, relatados desde a antiguidade.

Esses são algumas de nossas formações:

%d blogueiros gostam disto: