Medicina Zen

A chamada Medicina Zen tem origens na China, através da linhagem Chan do Budismo. Mas, encontra sua forma e voz no Zen Budismo japonês, especialmente através do pensamento e escritos do Mestre Zen Rinzai, Hakuin Zenji.

Um dos seus principais textos, o Yasen-Kanna (夜船閑話), ou, “Uma Conversa em um Barco a noite”, ensina diversas práticas médicas orientais, como acupuntura, moxabustão, técnicas respiratórias e meditativas. Um dos seus principais e profundos ensinamentos é sobre a compreensão da energia. 

“O melhor método de concentração é encher todas as partes do corpo com energia e pensamento e não deixar espaço”.

A Medicina Zen do Mestre Hakuin é uma das práticas contemplativas de tratamento energético mais profundas que existe. Em um de seus versos lemos:

“Se o monge se esforçar ao máximo para seguir o método, ele pode se livrar de doenças, cultivar virtudes, elevar sua moral e ter sucesso em tudo. A única coisa que ele deve se lembrar é que tudo depende de seus esforços.”

Nessa formação você estudará capítulo por capítulo do Yasen-Kanna e praticará em grupo. A base é sempre a experiência e não somente a teoria.

Toda a formação incluirá o treinamento Zen em si, especialmente conforme delineado por esse instituto, seguindo modelos dos templos e de outras linhagens Zen e da Psicologia, como a Psicologia Iniciática de Karlfried Graf Von Kurckheim. Assim, você pratica em um final de semana durante dois anos: acupuntura, moxabustão, seitai-ho-seitaikyu-ho, kokyu-ho, aikido, cerimônia do chá (segundo os princípios do Mestre Hakuin), entre outras.

Caso queria tornar-se Orientador do Zen o treinamento seguirá durante mais dois anos para aprofundamento interno.

Data: 11 de abril

Instrutor: Helio Jinke

Investimento: matrícula de R$100,00 e mensalidades de R$400,00

Duração: mínimo de 24 meses

Público alvos: todos os interessados (através de entrevista)

Informações e inscrição

 

 

%d blogueiros gostam disto: