A contemplação e as atividades do córtex pré-frontal

O córtex pré-frontal (PFC) é a parte anterior do lobo frontal do cérebro. Está localizado anteriormente ao córtex motor primário e ao córtex pré-motor.

Figura-3-Cortex-cerebral-enfase-na-regiao-centralEssa região é relacionada ao comportamento humano e aos pensamentos complexos, como perseverança, julgamento, controle de impulsos, organização, antecipação, critica, aprendizados associados a experiencia, empatia, entre outros. Toda a forma de expressão da personalidade, incluindo as decisões vitais, o convívio social estão relacionadas a esse setor do cérebro. Todas as suas atividades promovem as respostas de nossos condicionamentos internos.

A chamada “função executiva” é o processo neuropsicológico mais importante do córtex pré-frontal e está diretamente relacionada a função dos pensamentos complexos. Segundo os neurocientistas mostram em suas pesquisas, prejuízos nas funções relacionadas a essa região conduzem o indivíduo a maior reatividade, agressividade, distração, hiperatividade, procrastinação, dificuldades emocionais, dificuldade nos julgamentos (distinguir o bem do mal), problemas de memória a curto prazo, mal entendidos frequentes e inadequação social.

Brodmann_area_10_animation_small

Um dado interessante sobre essa área é que é conhecida como a última área de nossa evolução. Os estudiosos começaram recentemente a examinar as mudanças do desenvolvimento em redes cerebrais consideradas importantes para o funcionamento executivo, examinando as mudanças nas conexões entre o CPF e as outras regiões comumente associadas ao funcionamento executivo, como o córtex parietal, córtex cingulado e córtex insular. Como essas redes podem ser observadas e medidas, mesmo quando os participantes estão em repouso, muitos estudos recentes têm utilizado a denominada fMRI do estado em repouso para investigar a organização de redes de controle cognitivo em diferentes idades. Os resultados  iniciais sugerem uma reorganização ampla da rede durante o desenvolvimento, com a formação de novas conexões de longo alcance e eliminação de conexões pré-existentes de curto alcance ao longo do crescimento das crianças. Outras evidências recentes levaram à análise desses resultados iniciais e sugerem que a reorganização das redes de funcionamento executivo durante o desenvolvimento pode ser menos marcante do que se imaginava inicialmente. No entanto, apesar desses passos em falso iniciais, o estudo da organização da rede durante o desenvolvimento continua a atrair a atenção, na medida que os pesquisadores reconhecem cada vez mais que as regiões cerebrais trabalham em conjunto para concretizar um nível elevado de pensamentos e ações.

É exatamente essa área que o pesquisador Richard Davidson percebeu mudanças significativas em pacientes que meditavam ou praticavam formas de contemplação. Seu paciente mais famoso é o monge tibetano de origem francesa Mathieu Ricard, considerado como o homem mais feliz do planeta.

Uma das primeiras conclusões do pesquisador foi: “A felicidade é uma habilidade  que pode se aprender, tanto quanto um esporte ou um instrumento musical. Quem pratica fica cada vez melhor”, diz ele.

A revista Frontiers in Aging Neuroscience publicou um artigo recente onde também mostra que o córtex pré-frontal dos praticantes de Yoga é mais espesso. O pesquisador brasileiro responsável pela descoberta, Rui Afonso, comente: “Nós encontramos maior espessura cortical no córtex pré-frontal esquerdo nas praticantes de ioga, em regiões associadas com funções cognitivas como a atenção e memória”.

010130170714-cerebro-ioga

A chamada Neuroestética também traz estudos interessantes sobre como o homem reage à arte.  Um estudo da neurocientista Julia F. Christensen, da Universidade da cidade de Londres, que mapeou as emoções de pessoas que assistiram a vídeos curtos de apresentações de balé, mostrou que formas corporais suaves, arredondadas e abertas suscitam sentimentos positivos, enquanto formas tensas trazem emoções negativas. Essas associações impactam, por exemplo, nossa percepção dos personagens de desenho animado como bons ou maus.

Seja através da arte em si, que é considerada uma das principais práticas contemplativas, da meditação, da observação atenta e outros métodos e sistemas, a neurociência ve, provando a importante atuação sobre o sistema mais evoluído do corpo humano, o córtex pré-frontal.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s